quinta-feira, 2 de julho de 2009

Orquestra de Câmara faz apresentação na posse

Publicado em 18/03/2009 às 03:30.


Orquestra da Unisul começa a escrever sua história neste dia 19, posse do novo reitor da universidade
A Orquestra de Câmara Unisul começa a escrever sua história neste dia 19 de março, na posse do reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina, Ailton Nazareno Soares. A solenidade e a apresentação serão no campus da cidade de Tubarão, onde o Coral Universitário e a Orquestra Unisul farão uma parceria inédita. Mas esse é apenas o começo da história pública desse projeto que engatinha. Uma orquestra é fruto de muito trabalho, de parceiros, de aliados. Mas também de um sonho e da paixão pela música. Um sonho de difundir em grupo a paixão pelos sons de violinos, violoncelos, violas e contrabaixos.
Além da rotina de funcionamento, é importante que uma orquestra desenvolva atividades sociais e artísticas, que proporcionem retorno e educação à população. Entre ações de democratização da música erudita, estão as apresentações, ao longo de 2009, em pelo menos quatro comunidades da Grande Florianópolis. Também estão previstos concertos nas cidades de Anita Garibaldi e Campos Novos, além de uma apresentação em um teatro da Capital.
Para o diretor artístico, maestro e regente da Orquestra de Câmara Unisul, Patrick Cavalheiro, o objetivo do projeto é fazer música de qualidade e permitir o acesso de novas platéias a essa experiência.
Um dos desafios da Orquestra é sua manutenção. Criar e sustentar um grupo de excelência musical e artística, com um espaço próprio para ensaios, é uma tarefa difícil. A parceria com o Unisul Cultural proporcionou à Orquestra de Câmara espaço próprio para ensaios, bem no Centro de Florianópolis, no campus da Universidade, na Rua Padre Roma. A localização também propicia a interação entre músicos e comunidade acadêmica.
O professor Ailton Nazareno Soares, que assumirá a reitoria da Unisul, confessa que a expectativa quanto a Orquestra de Câmara é grande, já que outros segmentos culturais estavam sendo trabalhados na universidade e faltava a música instrumental. “Essa parte estava com dificuldades, mas a Lei Rouanet permitiu a elaboração do projeto para a captação de recursos. O objetivo nos próximos meses é que o lado cultural deixe de ser voltado apenas para eventos e que tenha explorada a parte de formação musical, como forma de reforçar, a médio e longo prazos, o tripé ensino, pesquisa e principalmente extensão”, ressaltou o professor.
A concretização do desejo não seria viável sem o apoio do Ministério da Cultura que, por meio da Lei Rouanet, aprovou o projeto da Orquestra de Câmara Unisul. Esse mecanismo de incentivo à cultura proporcionou a captação de recursos dos apoiadores Baesa e Enercan, empresas do setor de geração de energia elétrica. A Orquestra - A Orquestra de Câmara Unisul terá entre 10 e 35 músicos. O repertório contará com a interpretação de obras diversas, de compositores nacionais e internacionais.
Profissionais interessados em fazer parte deste projeto podem enviar e-mail para
unisulcultural@unisul.br ou orquestraunisul@hotmail.com
Um pouco de história - A Orquestra Unisul é uma jovem entre tantas centenárias, mas buscando a perfeição de uma arte que ultrapassa os séculos. A história da orquestra está ligada à da música instrumental. Foi no século XVI, durante o Renascimento, que os instrumentos musicais começaram a ser ouvidos em conjunto, sem acompanhamento vocal.
A orquestra de câmara, diferente das sinfônicas ou filarmônicas que podem ter mais de uma centena, costuma ter entre 8 e 18 músicos. No italiano a palavra câmara é sinônimo de sala, quarto ou aposento pequeno. Ou seja, a música erudita desse tipo de orquestra é para pequenos espaços, executada por poucos músicos.

Primeira apresentação Evento: Posse do Reitor Ailton Nazareno Soares e Vice-Reitor Sebastião Salésio Herdt.

Data e Horário: dia 19 de março, a partir das 20h

Local: Campus da Unisul Tubarão Regência

Direção artística: Patrick Cavalheiro

Programa: - Hino Nacional Brasileiro, com a participação do Coral UNISUL. - Arrival of the Queen of Sheba (Hwv -067), de George Friederich Händel - Primavera Porteña, de Astor Piazzolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário