quarta-feira, 30 de março de 2016

Conhecendo a Polca.

A Polca é uma dança popular oriunda da República Tcheca, da região da Boêmia. No século XIX esta região fazia parte do antigo Império Austro-Húngaro. A dança foi introduzida nos salões europeus da era pós-napoleônica com o atrativo da aproximação física dos dançarinos, ao prever duas possibilidades de evolução do par enlaçado: rodeando (um giro após seis passos, com meio giro no terceiro, e outro depois dos três últimos), ou, mais animadamente, com rápidos pulinhos nas pontas dos pés. Tudo dentro de um compasso binário simples, de movimento em allegretto, cujo ritmo à base de colcheias e semicolcheias, com breves pausas regulares no fim do compasso, permitia aos pares as novas possibilidades de aproximação dos corpos que viria a chamar popularmente de dançar agarrado.
A Polca foi muito famosa no Brasil na época de 1858, com muitas danças criadas desse estilo pela compositora brasileira Chiquinha Gonzaga.
Os próximos dois concertos da Orquestra Unisul, previstos para abril e maio, terão como tema Valsas e Polcas e levarão às comunidades belíssimas canções com a participação da soprano Karolyne Liesenberg e da mezzo-soprano Débora Almeida sob regência do maestro Patrick Cavalheiro.
O concerto de abril será no dia 19, às 20h na Capela São Luiz Gonzaga (conhecida também como Igreja de Pedra) no Rio Tavares, com entrada franca.
Venha prestigiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário