16/12/11 - 20h30
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Encerramento dos concerto nas Comunidades
No próximo dia 15/12, a Orquestra Unisul realizará seu ultimo concerto da temporada “Concertos nas comunidades 2011” Este projeto, que está em seu segundo ano de execução, visa difundir a música erudita através de atividades sociais e educativas, que proporcionem retorno em cultura e educação, aproximando a população à este universo musical .
O maestro Patrick Cavalheiro analisou a temporada de concertos neste ano como muito boa para todas as comunidades visitadas. Afirmou ainda que é uma satisfação verificar que os objetivos desta proposta foram atingidos, além de envolver as comunidades com esta prática cultural de suma importância.
O evento será, ás 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Rita Lourenço da Silva, 88), no bairro Lagoa da Conceição.
A apresentação contará com a participação da Associação Coral Ítalo-Brasileira (regida pelo Maestro Fabiano Zoldan) e dos solistas Karolyne Liesenberg e Luiz Fernando Vieira. No repertório estarão peças de autores como Mozart, Puccini, Verdi, Strauss, Ary Barroso e Villa-Lobos, dentre outros.
Não percam!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Quarteto Unisul se apresenta na Maratona Cultural
Nos dias 26, 26 e 27 de novembro, acontece em Florianópolis e região a 1° Maratona Cultural. São 23 pontos de apresentaçoes culturais, com entrada Franca.
O Quarteto Unisul fará sua participação no dia 27/11, as 15h no Parque de Coqueiros.
Confiram a programação no site: www.maratonacultural.com/programacao/dia27
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
A solenidade no TAC é promoção da Fundação Catarinense de Cultura e será feita distribuição de livros editados por sua Editora sobre o poeta simbolista. As publicações serão lançadas no dia 25 na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição. A receita da vendas dos livros será destinada à Barca.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Sucesso!
Pessoas entusiasmadas e muitos aplausos foi o que os músicos da Orquestra Unisul e do Coral Ítalo-Brasileiro encontram em sua apresentação no bairro Saco dos Limões.
Segundo o maestro Patrick Cavalheiro, este foi um dos concertos mais bonitos ja apresentados.
Parabéns a todos pelo sucesso! Parabéns instrumentistas! Parabéns Coralistas! Parabéns aos solistas Karolyne Liesenberg e Luiz Fernando Vieira! e parabéns ao maestro Patrick.
domingo, 30 de outubro de 2011
Concerto no Saco dos Limões
Para mais informações entre em contato através dos telefones (48) 3279.1995 / (48) 8409.9868 ou pelo e-mail orquestra@unisul.br.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Quarteto Unisul
Belo Concerto no Estreito
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Próximo Concerto
A Orquestra Unisul convida as comunidades do continente, para seu próximo concerto, que será realizado no dia 19/10, ás 21hrs na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Estreito.
Este concerto faz parte do projeto "Orquestra nas Comunidades", que está em seu segundo ano de execução, e visa difundir a música erudita através de atividades sociais e educativas, proporcionando retorno em cultura e educação, aproximando a população ao universo musical erudito.
Este concerto contará com a participação do coral Ítalo-Brasileiro (regido por Fabiano Zoldan), além dos solistas Karolyne Liesenberg e Luiz Fernando Vieira.
No repertório, obras que vão de Mozart a Ary Barroso.
A entrada? é gratuita! Venham conferir!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Homenagem aos Compositores Locais
terça-feira, 6 de setembro de 2011
CONCERTO SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Acontecerá no dia 08 de setembro, no bairro de Santo Antônio de Lisboa (Igreja Nossa Senhora das Necessidades) o próximo concerto do Ciclo Concertos na Comunidade da Orquestra Unisul, com regência do maestro Patrick Cavalheiro e solo de Karolyne Liesenberg.
O concerto será voltado a homenagear os Compositores locais, ação esta que a Orquestra Unisul valoriza em seu projeto de concertos nas comunidades, interagindo com a produção artística musical de onde está inserida.
A direção artística selecionou obras dos compositores: Willian Fernandes de Souza e Menan Duwe representando a produção musical acadêmica contemporânea. Na representação das canções populares foram selecionados: Osvaldo Della Giustina, Edilamar Librelotto e Luiz Fernando Spessatto.
Contará ainda com a participação especial do Coral Ítalo-Brasileiro que se juntará a Orquestra Unisul para interpretação de obras.
O Concerto será as 20:00 horas e com entrada franca.
Saiba mais CLICANDO AQUI. / Para ler mais: CLIQUE AQUI.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
CONCERTO RIBEIRÃO DA ILHA
Este concerto marcará a presença da Orquestra no sul da ilha de Santa Catarina.
saiba mais CLICANDO AQUI. / Para ler mais: CLIQUE AQUI. / Leia mais: CLICANDO AQUI.
sábado, 9 de julho de 2011
RECITAL DE VIOLINO SOLO
O programa contou com a Ciaccona da Partita n.º 2 de Johann Sebastian Bach e o Capricho n.º 14 de Nicolò Paganini executadas pelo violinista Alisson da Rocha Unglaub, que ocupa o posto de spalla (primeiro violino) da Orquestra Unisul, além do Prelúdio e Presto da Sonata I de Johann Sebastian Bach e o Capricho n.º 13 de Nicolò Paganini executadas pelo violinista João Alexandre Stein, que já participou da Orquestra Unisul.
Alisson e João além de tocarem com a Orquestra, solaram o concerto para dois violinos de Johann Sebastian Bach no ano de 2010, no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC, pelo Pró-Música de Florianópolis.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
CONCERTO CANAJURÊ
A Igreja de São Francisco de Paula foi palco para mais uma apresentação da Orquestra que buscou esta região por abranger tanto o bairro de Canasvieiras como o bairro de Jurerê, marcando com isso a presença da Orquestra no norte da ilha.
Nem mesmo o frio impediu o público em prestigiar mais uma apresentação da Orquestra Unisul, com o solo de Karolyne Liesenberg juntamente com os músicos da Orquestra sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro. Todos ficaram maravilhados com a apresentação e os aplaudiram com louvor.
Quem ganha é o público, com mais um ótimo concerto levando música erudita e cultura a mais um bairro de Florianópolis.
O senhor Carlos Boabaide também aprovou o concerto na sua comunidade. “Sou morador de Canasvieiras e nos sentimos gratificados por essa oportunidade rara nos dias de hoje de poder ouvir uma música, música como se entende música e não este lixo que anda por aí. Então, para a minha geração, que tivemos a oportunidade de cultivar o belo, a música e a leitura, sentimos falta desses momentos de entretenimento que nos eleva a alma, que nos faz acreditar nas pessoas e principalmente vendo uma orquestra de jovens, é isso que nos agrada. Parabéns pela iniciativa, que continue assim”.
Para ler mais: CLIQUE AQUI. Para ver o vídeo: CLIQUE AQUI.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
RECITAL DE VIOLINO E PIANO
Flora faz parte do naipe dos primeiros violinos da Orquestra Unisul e participa dos Concertos nas Comunidades na edição 2011.
A Orquestra Unisul apoia a iniciativa de formação de grupos de música de câmara pois entende que estas ações auxiliam na difusão da música erudita e fortalecimento da cultura.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Orquestra no Centro
O público ficou extasiado com a música “Mein Herr Marquis” de Johann Strauss Sohn, onde apresenta a história de uma empregada (Adele) que vai a um baile da alta sociedade, e ao ser reconhecida pelo seu patrão (Marquis), esnoba ele, pois como poderia ser ela uma empregada?
A ária foi interpretada pela solista Karolyne Liesenberg juntamente com os músicos da Orquestra Unisul sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro.
Juntamente com as demais peças do programa, os artistas foram aplaudidos de pé pelo público que lotou a igreja, presenteando assim mais uma comunidade da Grande Florianópolis com um concerto de música erudita.
Para ler mais: CLIQUE AQUI Para ver o vídeo: CLIQUE AQUI.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Próximo Concerto - Centro
Concerto em Coqueiros
sábado, 14 de maio de 2011
Homenagens às Mães
Para o diretor do campus universitário Grande Florianópolis, Hércules Nunes de Araújo, a apresentação foi um presente para as mães e para todos os presentes. “Já que não pude trazer minha mãe, trouxe a esposa. Com este evento a gente começa a registrar o espaço que a cultura tem e deve ter cada dia mais na universidade, dentro da Unisul. Naturalmente fazendo cultura, apreciando cultura também como foi o caso de hoje”.
Esta apresentação é fruto do trabalho da Orquestra Unisul em que ambos os músicos do Duo de Violas de Florianópolis iniciaram sua relação com a Unisul. O maestro da Unisul Patrick Cavalheiro avaliou a apresentação. “Nota dez. Tanto o Fábio quanto a Isabel já tocaram em alguns concertos da Orquestra Unisul e para nós da orquestra é muito gratificante ver trabalhos de música de câmara, sendo desenvolvidos aqui dentro da Unisul. Já é uma ramificação do segmento e para nós é muito gratificante abrir este espaço também dentro da Orquestra para estes músicos”.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Tocar o coração das pessoas...
Receptividade da Trindade surpreende a Orquestra
O estudante de jornalismo da UFSC, João Paulo Fernandes, destacou o acesso à música. “Achei o concerto muito bonito. É uma oportunidade maravilhosa para a comunidade de Florianópolis poder conhecer a música clássica sem ter que pagar caro por isso. A gente sabe que a cultura no Brasil é reservada para poucas pessoas. Então ma salva de palmas para esta iniciativa da Orquestra Unisul e para as instituições que apoiaram este projeto”.
O senhor José Cristiano Ventura mal encontrou palavras para descrever o que sentiu. “Mas olha, isso daí é uma benção. É uma festa para a gente, uma alegria que não tem palavras que posam definir o que faz uma música”.
Lucia Ávila de Abreu também achou maravilhoso. “A gente sonhou um pouco. Isto devia ter sempre”. Patrícia Martins também. “Olha, gostei demais. Uma música como esta engrandece a nossa alma. Alegra nosso espírito e é sempre bom trazer um pouco de cultura e de música para a gente”.
Para o pároco da Santíssima Trindade, frei Cacio Roberto Petekov, foi uma belíssima apresentação. “Esta noite divulgamos a bela música erudita, sobretudo para espalhar esta cultura da música erudita em nosso povo. Tenho certeza de que quem veio aqui esta noite saiu muito feliz, saiu tranquilo, saiu animado. Deus abençoe este trabalho”.
A Orquestra Unisul agradece publicamente ao frei Cácio pela receptividade de toda a comunidade e em especial da equipe da Paróquia Santíssima Trindade. "Foi literalmente uma benção tocar na trindade", comenta o maestro.
domingo, 17 de abril de 2011
Próximo Concerto - Trindade
sábado, 16 de abril de 2011
Duo de Violas de Florianópolis
Isabel Duschitz e Fábio Saggin
Dia 5 de maio - 20:30 horas
Auditório da Unisul Padre Roma
Entrada: 1Kg de alimento não perecível*
O Duo de Violas de Florianópolis surgiu a partir da ideia de simplesmente tocar em duo! A satisfação em realizar essa prática musical motivou os instrumentistas a pesquisar um repertório original para essa formação instrumental e, também, a transcrever para viola músicas compostas para outros instrumentos. A viola é uns instrumento da família dos instrumentos de cordas friccionadas.
Nesse recital na Unidade Padre Roma da UNISUL, o duo apresentará obras de compositores como Campagnolli, de Beriot, Stamitz, Mazas e Pleyel.
PROGRAMA
- Dois duos: Allegro e Allegretto • Bartolomeo Campagnolli (1751-1827)
- Duo Op. 8: Allegro moderato e Tempo di Minueto • Ignace Joseph Pleyel (1757-1831)
- Rondo • Carl Stamitz (1745-1801)
- Allegro moderato • Jacques Féréol Mazas (1782-1849)
- Dois duos: Andante e Allegro maestoso • Charles-Auguste de Bériot (1802-1870)
*Os alimentos arrecadados serão doados para a Creche da Sociedade João Paulo II, da Ponte do Imaruim - Palhoça.
Música Erudita também é Popular
Através da Orquestra Unisul a música clássica se torna cada vez mais acessível para as comunidades
No dia 30 de março, a Orquestra Unisul fez a sua primeira apresentação da temporada 2011. Com início às 20h, as músicas foram bem variadas. Desde as clássicas de Mozart até a música “Mourão”, com um toque nordestino, do compositor César Guerra Peixe a apresentação teve 40 minutos.
Criada em 2009 com a intenção de difundir a música erudita, hoje com uma formação de quinze músicos, a intenção da orquestra é fazer um retorno cultural e apresentar a música erudita através de atividades sócioeducativas. “Isso é muito importante porque as comunidades podem não ter tido oportunidade de ver um espetáculo de música erudita. Então, nós estamos levando a orquestra até as comunidades para todos poderem ver como é o desenvolvimento da música erudita” afirma o maestro Patrick Cavalheiro.
A apresentação contou com cerca de 100 espectadores. Entre os presentes até mesmo crianças prestigiaram o evento, como o pequeno Vinícius Vieira que tem sete anos, mas diz gostar muito de música erudita, acompanhado de seu pai não perdeu um momento do evento. Bruna Cavalcante é do nordeste e gostou muito da apresentação. “Eu achei muito interessante principalmente a parte do solo e da música do Guerra Peixe que é bem brasileira”.
A microempresária Jueuci Tortato veio do centro de Florianópolis somente para assistir a Orquestra Unisul. “Exatamente, eu li no jornal e vou tentar acompanhar a orquestra durante todas as suas apresentações. A música erudita faz bem para os nossos ouvidos e enriquece as nossas vidas culturalmente”. Quando perguntada sobre a importância desse projeto, Jueuci tem a resposta pronta. “A população tem que aprender a ouvir a música erudita e a Unisul está de parabéns. É um meio muito bom de divulgar esse estilo musical”.
A música erudita pode se tornar mais popular? Segundo Patrick, sim. “Nós estamos tentando desmistificar esse conceito de erudito e clássico, como não acessível. A nossa orquestra prioriza a entrada franca, além de tocar diversas obras acessíveis ao público e sempre variar o repertório”. Isabel Pereira, violista da Orquestra Unisul, diz que sem esse projeto nem os músicos teriam acesso a esse estilo musical. “O concerto dessa noite foi uma grande oportunidade da Unisul trazer essa música linda para toda a comunidade, no entanto, nós músicos de orquestras precisamos de um apoio muito grande, ou essa música vai acabar se tornando inacessível a nós mesmos”.
O maestro Patrick Cavalheiro deixa um convite para a próxima apresentação. “Nossa próxima apresentação será na Paróquia da Santíssima Trindade, dia 28 de abril, às 20h com entrada franca. É um local onde toda a comunidade conhece e tenho certeza que vai comparecer”. Para acompanhar a Orquestra, além do blog, há ainda o e-mail orquestra@unisul.br ou pelo telefone (48) 32791995. Para ver mais fotos acesso o site clebertomas.com.br
Temporada 2011 - Concertos nas Comunidades
Formada por um grupo de 15 músicos, o objetivo das apresentações é levar a música erudita, através de atividades sociais e educativas, que proporcionem retorno cultural, aproximando a população a este universo musical.
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra interpretará obras de compositores como Telemann, Mozart, Villa-Lobos, Borodin, Tchaikovsky, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Puccini, Straus Júnior entre outros nomes da música erudita conhecidos mundialmente.
O maestro Patrick explica que o repertório será variado. “Teremos peças bem variadas, buscando levar até às comunidades os mais diversos estilos musicais, contando em alguns concertos com a participação especial do Coral Ítalo-Brasileiro”. Ele também afirma que a música erudita deve ser acessível a todos. “É necessário quebrar os paradigmas de que música erudita é inacessível, é preciso mostrar o quão belo e encantador é este estilo musical”
30 março 2011 – 20:00h - Paróquia São João Batista - Capoeiras
28 abril 2011 – 20:00h - Paróquia Santíssima Trindade - Trindade
25 maio 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Coqueiros
09 junho 2011 – 20:00h - Paróquia Santo Antônio - Centro
06 julho 2011 – 20:00h - Igreja de São Francisco de Paula - Canajurê
03 agosto 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Lapa - Ribeirão da Ilha
08 setembro 2011 – 20:00 - Igreja São Francisco Xavier - Santo Antônio
19 outubro 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Estreito
03 novembro 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Saco dos Limões
15 dezembro 2011 – 20:00h - Santuário Nossa Senhora da Conceição - Lagoa da Conceição
A Série de Concertos nas Comunidades é realizada através do Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Tractebel Energia e Clemar Engenharia.
Recital de Piano e Viola
· Robert Schumann
· Claude Debussy
· Vieira Brandão
· Osvaldo Lacerda
· Marlos Nobre
Mauren realizou no dia seguinte (03 de dezembro) seu recital de mestrado em piano.
Ciclo de Intérpretes Catarinenses
A Orquestra Unisul participou no dia 13 de outubro de 2010 do XIII Ciclo de Intérpretes Catarinenses, promovido pelo Pró-Música de Florianópolis, com o objetivo de fomentar a profissionalização dos músicos do Estado de Santa Catarina.
Além da participação da Orquestra Unisul, o Ciclo contou com a participação do Grupo Fino Choro, do Quarteto de Cordas Itaguaçú, e do Grupo Metal Brasil.
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra apresentou a ária Cantilena das Bachianas Brasileiras nº.5, com solo do Soprano Karolyne Liesenberg, a Sonata em Ré maior de A. Carlos Gomes, mais conhecida como "Burrico de Pau", o Concerto para dois violinos em ré menor de J. S. Bach, com solos de Alisson da Rocha Unglaub e João Alexandre Stein, finalizando com Quatro Momentos de Ernani Aguiar.
O concerto foi realizado no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho, contando com os integrantes