sábado, 16 de abril de 2011

Música Erudita também é Popular

Através da Orquestra Unisul a música clássica se torna cada vez mais acessível para as comunidades

No dia 30 de março, a Orquestra Unisul fez a sua primeira apresentação da temporada 2011. Com início às 20h, as músicas foram bem variadas. Desde as clássicas de Mozart até a música “Mourão”, com um toque nordestino, do compositor César Guerra Peixe a apresentação teve 40 minutos.

Criada em 2009 com a intenção de difundir a música erudita, hoje com uma formação de quinze músicos, a intenção da orquestra é fazer um retorno cultural e apresentar a música erudita através de atividades sócioeducativas. “Isso é muito importante porque as comunidades podem não ter tido oportunidade de ver um espetáculo de música erudita. Então, nós estamos levando a orquestra até as comunidades para todos poderem ver como é o desenvolvimento da música erudita” afirma o maestro Patrick Cavalheiro.

A apresentação contou com cerca de 100 espectadores. Entre os presentes até mesmo crianças prestigiaram o evento, como o pequeno Vinícius Vieira que tem sete anos, mas diz gostar muito de música erudita, acompanhado de seu pai não perdeu um momento do evento. Bruna Cavalcante é do nordeste e gostou muito da apresentação. “Eu achei muito interessante principalmente a parte do solo e da música do Guerra Peixe que é bem brasileira”.

A microempresária Jueuci Tortato veio do centro de Florianópolis somente para assistir a Orquestra Unisul. “Exatamente, eu li no jornal e vou tentar acompanhar a orquestra durante todas as suas apresentações. A música erudita faz bem para os nossos ouvidos e enriquece as nossas vidas culturalmente”. Quando perguntada sobre a importância desse projeto, Jueuci tem a resposta pronta. “A população tem que aprender a ouvir a música erudita e a Unisul está de parabéns. É um meio muito bom de divulgar esse estilo musical”.

A música erudita pode se tornar mais popular? Segundo Patrick, sim. “Nós estamos tentando desmistificar esse conceito de erudito e clássico, como não acessível. A nossa orquestra prioriza a entrada franca, além de tocar diversas obras acessíveis ao público e sempre variar o repertório”. Isabel Pereira, violista da Orquestra Unisul, diz que sem esse projeto nem os músicos teriam acesso a esse estilo musical. “O concerto dessa noite foi uma grande oportunidade da Unisul trazer essa música linda para toda a comunidade, no entanto, nós músicos de orquestras precisamos de um apoio muito grande, ou essa música vai acabar se tornando inacessível a nós mesmos”.

O maestro Patrick Cavalheiro deixa um convite para a próxima apresentação. “Nossa próxima apresentação será na Paróquia da Santíssima Trindade, dia 28 de abril, às 20h com entrada franca. É um local onde toda a comunidade conhece e tenho certeza que vai comparecer”. Para acompanhar a Orquestra, além do blog, há ainda o e-mail orquestra@unisul.br ou pelo telefone (48) 32791995. Para ver mais fotos acesso o site clebertomas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário