sexta-feira, 29 de abril de 2011
Tocar o coração das pessoas...
Receptividade da Trindade surpreende a Orquestra
O estudante de jornalismo da UFSC, João Paulo Fernandes, destacou o acesso à música. “Achei o concerto muito bonito. É uma oportunidade maravilhosa para a comunidade de Florianópolis poder conhecer a música clássica sem ter que pagar caro por isso. A gente sabe que a cultura no Brasil é reservada para poucas pessoas. Então ma salva de palmas para esta iniciativa da Orquestra Unisul e para as instituições que apoiaram este projeto”.
O senhor José Cristiano Ventura mal encontrou palavras para descrever o que sentiu. “Mas olha, isso daí é uma benção. É uma festa para a gente, uma alegria que não tem palavras que posam definir o que faz uma música”.
Lucia Ávila de Abreu também achou maravilhoso. “A gente sonhou um pouco. Isto devia ter sempre”. Patrícia Martins também. “Olha, gostei demais. Uma música como esta engrandece a nossa alma. Alegra nosso espírito e é sempre bom trazer um pouco de cultura e de música para a gente”.
Para o pároco da Santíssima Trindade, frei Cacio Roberto Petekov, foi uma belíssima apresentação. “Esta noite divulgamos a bela música erudita, sobretudo para espalhar esta cultura da música erudita em nosso povo. Tenho certeza de que quem veio aqui esta noite saiu muito feliz, saiu tranquilo, saiu animado. Deus abençoe este trabalho”.
A Orquestra Unisul agradece publicamente ao frei Cácio pela receptividade de toda a comunidade e em especial da equipe da Paróquia Santíssima Trindade. "Foi literalmente uma benção tocar na trindade", comenta o maestro.
domingo, 17 de abril de 2011
Próximo Concerto - Trindade
sábado, 16 de abril de 2011
Duo de Violas de Florianópolis
Isabel Duschitz e Fábio Saggin
Dia 5 de maio - 20:30 horas
Auditório da Unisul Padre Roma
Entrada: 1Kg de alimento não perecível*
O Duo de Violas de Florianópolis surgiu a partir da ideia de simplesmente tocar em duo! A satisfação em realizar essa prática musical motivou os instrumentistas a pesquisar um repertório original para essa formação instrumental e, também, a transcrever para viola músicas compostas para outros instrumentos. A viola é uns instrumento da família dos instrumentos de cordas friccionadas.
Nesse recital na Unidade Padre Roma da UNISUL, o duo apresentará obras de compositores como Campagnolli, de Beriot, Stamitz, Mazas e Pleyel.
PROGRAMA
- Dois duos: Allegro e Allegretto • Bartolomeo Campagnolli (1751-1827)
- Duo Op. 8: Allegro moderato e Tempo di Minueto • Ignace Joseph Pleyel (1757-1831)
- Rondo • Carl Stamitz (1745-1801)
- Allegro moderato • Jacques Féréol Mazas (1782-1849)
- Dois duos: Andante e Allegro maestoso • Charles-Auguste de Bériot (1802-1870)
*Os alimentos arrecadados serão doados para a Creche da Sociedade João Paulo II, da Ponte do Imaruim - Palhoça.
Música Erudita também é Popular
Através da Orquestra Unisul a música clássica se torna cada vez mais acessível para as comunidades
No dia 30 de março, a Orquestra Unisul fez a sua primeira apresentação da temporada 2011. Com início às 20h, as músicas foram bem variadas. Desde as clássicas de Mozart até a música “Mourão”, com um toque nordestino, do compositor César Guerra Peixe a apresentação teve 40 minutos.
Criada em 2009 com a intenção de difundir a música erudita, hoje com uma formação de quinze músicos, a intenção da orquestra é fazer um retorno cultural e apresentar a música erudita através de atividades sócioeducativas. “Isso é muito importante porque as comunidades podem não ter tido oportunidade de ver um espetáculo de música erudita. Então, nós estamos levando a orquestra até as comunidades para todos poderem ver como é o desenvolvimento da música erudita” afirma o maestro Patrick Cavalheiro.
A apresentação contou com cerca de 100 espectadores. Entre os presentes até mesmo crianças prestigiaram o evento, como o pequeno Vinícius Vieira que tem sete anos, mas diz gostar muito de música erudita, acompanhado de seu pai não perdeu um momento do evento. Bruna Cavalcante é do nordeste e gostou muito da apresentação. “Eu achei muito interessante principalmente a parte do solo e da música do Guerra Peixe que é bem brasileira”.
A microempresária Jueuci Tortato veio do centro de Florianópolis somente para assistir a Orquestra Unisul. “Exatamente, eu li no jornal e vou tentar acompanhar a orquestra durante todas as suas apresentações. A música erudita faz bem para os nossos ouvidos e enriquece as nossas vidas culturalmente”. Quando perguntada sobre a importância desse projeto, Jueuci tem a resposta pronta. “A população tem que aprender a ouvir a música erudita e a Unisul está de parabéns. É um meio muito bom de divulgar esse estilo musical”.
A música erudita pode se tornar mais popular? Segundo Patrick, sim. “Nós estamos tentando desmistificar esse conceito de erudito e clássico, como não acessível. A nossa orquestra prioriza a entrada franca, além de tocar diversas obras acessíveis ao público e sempre variar o repertório”. Isabel Pereira, violista da Orquestra Unisul, diz que sem esse projeto nem os músicos teriam acesso a esse estilo musical. “O concerto dessa noite foi uma grande oportunidade da Unisul trazer essa música linda para toda a comunidade, no entanto, nós músicos de orquestras precisamos de um apoio muito grande, ou essa música vai acabar se tornando inacessível a nós mesmos”.
O maestro Patrick Cavalheiro deixa um convite para a próxima apresentação. “Nossa próxima apresentação será na Paróquia da Santíssima Trindade, dia 28 de abril, às 20h com entrada franca. É um local onde toda a comunidade conhece e tenho certeza que vai comparecer”. Para acompanhar a Orquestra, além do blog, há ainda o e-mail orquestra@unisul.br ou pelo telefone (48) 32791995. Para ver mais fotos acesso o site clebertomas.com.br
Temporada 2011 - Concertos nas Comunidades
Formada por um grupo de 15 músicos, o objetivo das apresentações é levar a música erudita, através de atividades sociais e educativas, que proporcionem retorno cultural, aproximando a população a este universo musical.
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra interpretará obras de compositores como Telemann, Mozart, Villa-Lobos, Borodin, Tchaikovsky, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Puccini, Straus Júnior entre outros nomes da música erudita conhecidos mundialmente.
O maestro Patrick explica que o repertório será variado. “Teremos peças bem variadas, buscando levar até às comunidades os mais diversos estilos musicais, contando em alguns concertos com a participação especial do Coral Ítalo-Brasileiro”. Ele também afirma que a música erudita deve ser acessível a todos. “É necessário quebrar os paradigmas de que música erudita é inacessível, é preciso mostrar o quão belo e encantador é este estilo musical”
30 março 2011 – 20:00h - Paróquia São João Batista - Capoeiras
28 abril 2011 – 20:00h - Paróquia Santíssima Trindade - Trindade
25 maio 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Coqueiros
09 junho 2011 – 20:00h - Paróquia Santo Antônio - Centro
06 julho 2011 – 20:00h - Igreja de São Francisco de Paula - Canajurê
03 agosto 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Lapa - Ribeirão da Ilha
08 setembro 2011 – 20:00 - Igreja São Francisco Xavier - Santo Antônio
19 outubro 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Estreito
03 novembro 2011 – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Saco dos Limões
15 dezembro 2011 – 20:00h - Santuário Nossa Senhora da Conceição - Lagoa da Conceição
A Série de Concertos nas Comunidades é realizada através do Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Tractebel Energia e Clemar Engenharia.
Recital de Piano e Viola
· Robert Schumann
· Claude Debussy
· Vieira Brandão
· Osvaldo Lacerda
· Marlos Nobre
Mauren realizou no dia seguinte (03 de dezembro) seu recital de mestrado em piano.
Ciclo de Intérpretes Catarinenses
A Orquestra Unisul participou no dia 13 de outubro de 2010 do XIII Ciclo de Intérpretes Catarinenses, promovido pelo Pró-Música de Florianópolis, com o objetivo de fomentar a profissionalização dos músicos do Estado de Santa Catarina.
Além da participação da Orquestra Unisul, o Ciclo contou com a participação do Grupo Fino Choro, do Quarteto de Cordas Itaguaçú, e do Grupo Metal Brasil.
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra apresentou a ária Cantilena das Bachianas Brasileiras nº.5, com solo do Soprano Karolyne Liesenberg, a Sonata em Ré maior de A. Carlos Gomes, mais conhecida como "Burrico de Pau", o Concerto para dois violinos em ré menor de J. S. Bach, com solos de Alisson da Rocha Unglaub e João Alexandre Stein, finalizando com Quatro Momentos de Ernani Aguiar.
O concerto foi realizado no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho, contando com os integrantes
Recital Internacional de Piano
Falzone veio à Florianópolis para participar do Concurso Internacional de Piano, e presenteou a equipe da Orquestra Unisul com um belo recital que ocorreu as 19:00hs no Auditório da Unidade.
No programa foram apresentadas a Fantasia, Opus 49, e o Noturno, Opus 48, nº. 1, de F. Chopin, além do Carnaval, Opus 9 de R. Schumann e a Sonata em Si de F. Liszt.
Christopher Falzone
Um “Brilhante e intenso” jovem pianista “ com um profundo amor e dedicação à música”, Christopher Falzone tem recebido aclamações de diversos críticos nacionais e internacionais. Foi laureado com o primeiro lugar e medalha de ouro na Competição Internacional de Piano (2010 França). “Emil Gilels 2009” em Odessa, Ucrânia; “Ettore Pozzoli 2009” em Seregno, Italia; Martha Argerich 2009: “Os virtuoses do futuro”. Música Russa Internacional, e primeiro colocado da Audição de Jovens Artistas Concertistas Internacional, Stravinsky.
Tem aparecido frequentemente na televisão e programas de rádio nacionais.
Com oito anos, debutou com Orquestra em Los Angeles, onde executou a extraordinária performance do concerto para piano de Grieg.
Dois anos mais tarde retornou a Hollywood Bowl, onde realizou a première com o concerto de Michael Tilson Thomas de Los Angeles, Leonard Slatkin de Chicago, em tributo ao seu professor Leon Fleisher de Washington D.C, e em Nova Iorque se apresentou no Centro Lincoln Avery Fisher Hall.
Tem participado de festivais internacionais de piano em Gilmore, Ravinia, Banff, Hilton Head, Lugano (Suíça), com o projeto Martha Argerich, além da participação em Mônaco (Itália), Argentina, e países da América do Sul, dentre estes Brasil.
Já se apresentou no Carnegie Hall, Auditório Isaac Stern, Livraria do Congresso EUA, Centro Kenedy. Além de tocar como solista com as orquestras Odessa Filarmônica, Milão Progídios Musicais, Nova Filarmônica do Japão, Sinfônica de Pittsburgh, Amadeus (México), Filarmônica de Bacau (Itália), Nova Milenium (Espanha), Filarmônica da Transilvânia, dentre outras.
Christopher Falzone se graduou pelo “Curtis Institute of Music” na Filadélfia (EUA) com o Primeiro Lugar em Performance Pianística, onde estudou por cinco anos com Leon Fleisher, Claude Frank e com Gary Graffman.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
1º Padre Roma Arte e Cultura: Moda, Design, Música e Cinema
Moda, Design, Cinema e Música, diferentes expressões que aqui se encontram, através de atividades que proporcionam a visualização dos diferentes níveis de produção em cada área. Coloca-se aqui, então, o 1º Padre Roma Arte e Cultura: Moda, Design, Música e Cinema como espaço que busca relacionar universidade e comunidade através de workshops, recitais, desfiles, mostras de cinema e exposições, atividades que apontam o diálogo possível e as discussões inevitáveis entre diferentes áreas, seus saberes, suas práticas, suas relações com o mundo para além dos muros da academia.
No dia 22 de junho, a Orquestra se fez representar pelo RECITAL DE PIANO, contando com a participação especial deTarcísio Back Júnior ao piano, interpretando as peças: "A Capela" de Guilherme Tell e "A Sertaneja".
Ainda no dia 23 de junho, fez-se representar pela produtora Michelle Utrabo ao piano, e o maestro Patrick Cavalheiro ao violino, com as peças: "Prelúdio e Allegro" de Fritz Kreisler e "Corta Jaca" (O Gaúcho) de Chiquinha Gonzaga.